livro digital: O DIREITO A MORADIA E O INSTRUMENTO JURÍDICO DO ALUGUEL
A ATUAÇÃO ESTATAL E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS NO BRASIL

Esta obra investiga como o aluguel pode ser instrumentalizado juridicamente pelo Estado para garantir o direito à moradia adequada nas cidades brasileiras. Analisando a intervenção estatal na regulação da atividade econômica do aluguel, o livro aborda a estrutura jurídica dos contratos e a conduta dos agentes do mercado locatício. Também examina a atuação estatal na prestação de um serviço público de moradia através da locação social. A pesquisa destaca a relevância social desse tema, evidenciada pelo significativo déficit habitacional do país, e a importância jurídica da análise do aluguel e da intervenção estatal no setor. Esta obra preenche uma lacuna na literatura jurídica ao estudar a intervenção estatal no aluguel, normalmente tratada no âmbito do direito civil dos contratos. Além disso, explora a implementação de um serviço público de locação social, conforme o artigo 175 da CRFB/1988. Utilizando uma abordagem analítica, com fontes bibliográficas e documentais, o livro se situa no campo da Teoria do Estado, adotando uma perspectiva interdisciplinar e focada em Direito e Políticas Públicas (DPP).
COMO MEU LIVRO DIGITAL SERÁ DISPONIBILIZADO?
Clique em COMPRAR e efetue seu cadastro ou, caso já tenha uma conta na loja de livros digitais da FÓRUM, entre com os seus dados.
Escolha a melhor forma de pagamento para você e finalize a sua compra.
Após a confirmação do seu pagamento, o conteúdo será disponibilizado no menu BIBLIOTECA, localizado no canto superior direito da página.
Clique em COMEÇAR LEITURA e usufrua do conteúdo escolhido.
Ao clicar neste botão, você será direcionado a um leitor interativo que lhe permitirá aproveitar recursos diversos, como anotações e marcações.
Dados técnicos
Título: | O DIREITO A MORADIA E O INSTRUMENTO JURÍDICO DO ALUGUEL |
---|---|
Subtítulo: | A ATUAÇÃO ESTATAL E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS NO BRASIL |
Edição: | 1 |
Autor: | Mateus Fernandes Vilela Lima |
Ano: | 2025 |
Páginas: | 335 |
ISBN: | 978‑65‑5518‑894‑3 |
Sumário
Pré-textuais
- visualizar
- visualizar
- visualizar
- visualizar
- visualizar
- visualizar
- visualizar
- PREFÁCIO Rosangela Marina Luftvisualizar
Capítulos
- visualizar
- CAPÍTULO 1 - O SETOR PRIVADO DE ALUGUEL RESIDENCIAL (SPAR) E A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ATIVIDADE ECONÔMICA EM SENTIDO ESTRITO
- CAPÍTULO 2 - A MORADIA DE ALUGUEL COMO SERVIÇO PÚBLICO: A LOCAÇÃO SOCIAL DE PROMOÇÃO PÚBLICA
- CAPÍTULO 3 - A MORADIA DE ALUGUEL COMO SERVIÇO PÚBLICO: A LOCAÇÃO SOCIAL DE MERCADO E A MERCANTILIZAÇÃO DA MORADIA
- CONCLUSÃO
Pós-textuais
- REFERÊNCIAS